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segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Dicas e sites para portfólios

Um portfólio bem feito abre muitas portas, enquanto um “meia-boca” com certeza prejudica sua probabilidade de sucesso. O seu portfólio é a única forma que um cliente tem de analisar o seu trabalho, muitas vezes sem que você possa apresentar ou explicar as peças. Por isso, você deve usar algumas técnicas que farão você se destacar dentre a multidão, mostrando sua criatividade, suas habilidades e a variedade de técnicas, sem esquecer aquele toque especial que vai dar personalidade ao seu trabalho.
Definindo o tipo de portfólioDefina qual o tipo de portfólio que você quer e qual o seu propósito. É para um estágio? Um primeiro emprego? Designer Senior? Para cada situação você vai precisar de um tipo de apresentação, por isso pense bem e escolha o tipo mais adequado. Se for uma entrevista, por exemplo, pense em levar uma cópia do currículo e uma cópia impressa do portfólio que possa ser deixada com eles. Se você não for se encontrar pessoalmente com o cliente, considere enviar um CD ou DVD (certifique-se de etiquetar a mídia e a caixinha com uma etiqueta personalizada que inclua seu nome, endereço, telefone e email) ou mostrar seu portfólio online (esse último que vamos falar mais a diante).
Escolhendo as peçasEscolha uma variedade de trabalhos, mas somente os memoráveis. Procure mostrar toda a diversidade de projetos que você já trabalhou e as ferramentas que você utiliza. Ou mostre como você é especializado em determinado tipo de projeto. Tudo depende de seus planos para a carreira e objetivos no novo trabalho. Limite o número de amostras que você vai apresentar, no máximo 15. Não adianta ter muitas peças razoáveis. Melhor ter poucas excelentes. Em vez de cansar o cliente, deixe-o com aquele gostinho de quero mais. Se possível, tente mostrar o processo evolutivo de alguns trabalhos, como um “antes e depois”, para exemplificar sua contribuição no projeto, suas habilidades, seu critério de trabalho.
Ética
Tome cuidado para não ser mentiroso. Se o trabalho que está em seu portfólio foi feito com outro profissional (seja redator, estagiário, outro designer e etc), coloque créditos a ele. Se possível coloque o link para o site dele. Não tem nada de mais em assumir que você não fez o trabalho sozinho, isso demonstra espírito de equipe e ética profissional. Coloque o nome do diretor de criação que orientou você(s) durante o projeto. Entrevistadores olham isso. Experiência própria.
OrganizaçãoOrganize suas peças de acordo com a descrição da vaga de trabalho e das tarefas. Um portfólio deve sempre ser fácil de atualizar e modificar.  Quanto mais atual, melhor. Escolha as peças que tem mais a ver com o perfil da vaga – se for uma revista, escolha projetos de diagramação, por exemplo.
Começa forte, termina mais forte aindaVocê com certeza quer deixar uma boa primeira impressão no cliente, escolhendo uma peça excelente para começar a pasta, mas a qualidade tem que aumentar com o passar das páginas. O fim do portfólio é tão importante quanto, senão mais, do que o começo, pois você vai deixar fresco na memória do cliente que você tem trabalhos excelentes!
SiteSeu portfólio deve ter, de preferência, um domínio próprio ( seu primeiro e último nome, por exemplo). Faça um teste com amigos ou até desconhecidos para saber se a navegação está agradável. Nada mais chato do que sites que são difíceis. Tenha em mente que não é o site que irá vender seu trabalho, e sim seus trabalhos lá postados. Portanto, seja simples e direto ao ponto. Nessa hora lembre-se da famosa frase de Dieter Rams “menos é mais”. Claro que não estamos desconsiderando a importância do site, estamos dizendo que ele é sua plataforma e não a principal parte do portfólio.
Antes de mandá-lo para os escritórios/agências/estudios que você deseja trabalhar, peça a opinião de amigos sobre os trabalhos lá postados. Pergunte se têm peças desinteressantes que possam cair fora. E claro, saiba filtrar as opiniões alheias. Cuidado para não colocar imagens desnecessariamente pesadas para não comprometer o carregamento e fazer com que o cliente desista de ver suas peças e parta para outro portfólio.
Particularmente, não gosto de sites em Flash, principalmente portfólio. Na maioria são chatos de navegar e atrapalham o que deve aparecer: os trabalhos. Não estou falando que não funciona, apenas dando minha opinião pessoal. E como diz o ditado “casa de ferreiro”, geralmente, nunca conseguimos finalizar um site que é nosso. Por isso existem diversas opções que fazem o trabalho de montar o portfolio pra você. Melhor ainda: por serem CMS (gerenciadores de conteúdo) eles facilitam a atualização, algo de vital importância. Vamos ver alguns que oferecem, ao meu ver, os melhores serviços de hospedagem de portfolios, com versões free e pagas.
 Cargo Collective
Esse foi por muito tempo o queridinho dos designers. Uma ferramenta fantástica e gratuita. Em 2009 ele deixou de ser 100% free, mas ainda sim é uma das opções mais bacanas da internet. Seu foco é total no conteúdo, nos trabalhos a serem mostrados. Possui diversos designs para organizar o conteúdo. Ele também tem um propósta “rede social” que, particularmente, acho que não cola muito. Mas não deixa de ser uma opção. Algo que acontece com o Cargo Collective é que muitos escritórios/estudios/agências o usam não apenas como portfolio, mas como site completo da empresa.
Versão free
12 Projetos  •  3 Páginas •  100MB  • 16 designs  • CSS editável
Versão full ( US$5,50/mês )
Projetos e páginas ilimitados  •  6GB Storage  •  Unlimited bandwidth  •  CSS e HTML  •  Custom URL  •  Todos os designs
• Effektive Design •
• Polyester Studio •
• Tom Speirs •
 Behance
O Behance é uma das maiores plataformas do mundo quando se trata de portfólios para profissionais criativos. Do contrário do Cargo Collective, o Behance funciona como rede social. Eu diria que funciona muito bem! Além de poder seguir seus profissionais/escritórios/estudios/agências preferidos e conseguir comentar em todos os trabalhos, você ainda pode criar coleções dos trabalhos que você acha interessante. Lá você encontra desde projetos de identidade, web, print e editorial até fotografia e advertising. Além do viés social, o Behance é um ótimo CMS para portfólios. Não existem limites de fotos, uploads e customização. Ele permite embedar videos de diversos sites, hiperlinks, imagens e PDFs do Issuu. E o melhor: é totalmente free. Para ter sua conta na rede, basta você ter um email!
E antes que você desconsidere-o para ser seu CMS por sua cara “rede social”, tenho uma boa notícia: o site tem uma opção chamada frame view, que permite que você envie seu portfólio para clientes de forma mais limpa e direta do que é a sua visualização original. Para isso, basta colocar /frame na frente da URL do seu perfil (http://behance.net/SeuPerfil/frame).
Achou o link muito grande? Não tem problema, eles te dão uma versão menor. (be.net/SeuPerfil/frame)
Contudo, como pessoal do Behance não é tonto, há alguns meses lançaram uma versão mais avançada da ferramenta, que eles sabiamente batizaram de Behance ProSite. Com o ProSite você pode ter o site com URL customizada, layout profissional, nenhuma menção ao Behance e sincronização com seu blog. Mas o grande trunfo do ProSite não são seus níveis absurdos de edição ou sua ótima interface, mas sim a integração com seu perfil na rede social. Ou seja, você terá o trabalho de subir um projeto para a internet apenas uma vez. E isso é realmente uma mão na roda. Ah: não precisa de nenhuma linha de código sequer.
E o mais bacana: você pode testar o ProSite a vontade. Só pagará quando decidir publicar o site. Abaixo vai o exemplo da agência Rock com sua página da rede social, no frameview e no ProSite.
BehanceTudo ilimitado  •  Frame view  •  Embedding de videos, Issuu, SlideShare…
Behance ProSite ( US$11/mês )
Custom URL  •  Site profissional  •  Sincronização com conta no Behance
• Rede social •
• Frame View •
• ProSite •

 4ormat
Esse é o mais novo dos três, nasceu em março de 2010. Mas não e por isso que ele não tem seu charme. Ele é o CMS mais simples de todos, com uma curva de aprendizado muito baixa. Isso é por conta das poucas opções de customização o que, dependendo do usuário, pode ser ótimo. São quatro tipos de layout e edições já esperadas: tamanho de textos, cores e fontes. Ele é focado em produtividade, por isso de sua simplicidade. Posta imagens e videos com drag-and-drop. Contudo seus grandes diferenciais se fazem perceber agora: o 4ormat gera, automaticamente, versões do portfólio para visualização em smartphones e tablets e ainda permite instalação do Google Analytics. Ele também aceita imagens em HD. Provavelmente por conta dessa última opção ele foi tomado de assalto por fotógrafos. Mas não é por isso que não existam designers, ilustradores e diretores de arte por lá.
A versão free do site é válida apenas por 30 dias. Se você resolver continuar, tem dois planos para escolher. O que difere os três planos são as quantidade de imagens, video e páginas.
Free Trial (30 dias)Custom URL  •  Todas as funcionalidades
Basic ( US$4,99/mês )
Custom URL  •  Todas as funcionalidades
Pro ( US$9,99/mês )
Custom URL  •  Todas as funcionalidades
Crissy Fetcher •
• Pierre dal Corso •
• Hey! •
Agora é só procurar o que atende melhor suas necessidades e começar a subir as imanges. Sem mais desculpas para continuar com aquele portfólio no Carbonmade ou no deviantArt  hein! Lembrando que nada escrito aqui é dito como verdade absoluta ou mesmo como receita de bolo. Estamos apenas compartilhando nossas impressões que são totalmente baseadas em nossas experiências pessoais. Por isso, tome isso apenas como um dos caminhos, mas encontre o seu. E depois volte e compartilhe com todos nós. Será um prazer.
Aliás, quero convidar aos que tiverem outro serviço de CMS para indicar a deixar sua contribuição nos comentários. E claro, os que usarem alguma dessas ferramentas que mostramos, por favor, voltem e nos contem suas experiências. :D

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